Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Pseudotrimezia brevistamina Chukr CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 07-08-2012

Criterio: B2ab(ii,iii,iv)

Avaliador: Danielli Cristina Kutschenko

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Pseudotrimezia brevistamina é uma espécie herbácea endêmica do Estado de Minas Gerais. Tem AOO menor que 10 km² e é restrita a altitudes superiores a 1.400 m sobre solos pedregosos de Campos Rupestres da Serra do Cipó. Apesar de ocorrer no Parque Nacional da Serra do Cipó, o ambiente tem como ameaças o desmatamento para carvoaria, a expansão de áreas para pastagens, os incêndios indiscriminados e as atividades turísticas. Dessa forma, por P. brevistamina ter distribuição e hábitats bastante restritos, e por estar sujeita a uma situação de ameaça, foi classificada como "Criticamente em perigo" (CR).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Pseudotrimezia brevistamina Chukr;

Família: Iridaceae

Sinônimos:

  • > Trimezia brevistaminea ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Descrita originalmente em Cad. Estud. Pesq., UNIP (São Paulo) 7: 3 2001.A espécie é considerada próxima a P. elegans Ravenna, sendo diferenciada por apresentar filetes muito curtos e anteras oblongas e a P. tenuissima Ravenna, diferenciando-se pelo maior porte e filetes muito curtos (Chukr; Giulietti, 2003)

Distribuição

A ocorre em altitudes superiores a 1400 m possuindo registro de ocorrência apenas para o pico das Bandeirinhas, área contígua a Serra do Cipó no estado de Minas Gerais (Chukr; Giulietti, 2003; Lovo, 2012)

Ecologia

Espécie herbácea com sistema caulinar subterrâneo do tipo cormo, floração ocorrendo no mês de julho, encontrada em Campos Rupestres sobre solos pedregosos (Chukr; Giulietti, 2003; Lovo, 2012).

Ameaças

1.3.3 Wood
Incidência local
Severidade medium
Detalhes O Parque Nacional da Serra do Cipó, área de ocorrência da espécie, apesar de área protegida ainda sofre com desmatamentos para carvoaria, plantio de braquiária para a formação de pastos, incêndios provocados por queimadas sem controle, retirada de espécies ornamentais e atividade turistica (Madeira, 2009).

Ações de conservação

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: ​A espécie possui registro de ocorrência no Parque Nacional da Serra do Cipó, Minas Gerais (Giulietti, 12433 SPF).

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Criticamente em perigo (CR). Lista vermelha da flora do Pará (COEMA-PA, 2007).

1.2.2.2 National level
Situação: on going
Observações: Deficiente de dados (DD). Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), anexo 2.Foi considerada como Vulnerável (VU) em avaliação de risco realizada pela Fundação Biodiveristas (2005).

Referências

- CHUKR, N.S.; GIULIETTI, A.M. Revisão de Pseudotrimezia Foster (Iridaceae), Sitientibus série Ciências Biológicas, v.03, n.1/2, p.44-80, 2003.

- LOVO, J. Pseudotrimezia in in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <>. Acesso em: 11 Jul 2012.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.

- MADEIRA, J.A. Plano de manejo: Parque Nacional da Serra do Cipó e Área de Proteção Ambiental Morro da Pedreira, encarte 2, p.102, 2009.

- CONSELHO ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE, PARÁ. Resolução COEMA nº 54 de 24 de outubro de 2007. Homologa a lista de espécies da flora e da fauna ameaçadas no Estado do Pará., Belém, PA, 2007.

Como citar

CNCFlora. Pseudotrimezia brevistamina in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Pseudotrimezia brevistamina>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 07/08/2012 - 12:58:11